Com foco na promoção e ampliação da vacinação infantil em Alagoas, a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), através do programa Vacina +, já avaliou 23.527 mil cadernetas de vacinação de crianças de 0 a 2 anos em 59 municípios alagoanos. Destas, 16.736 estavam com algum atraso vacinal e foram enviadas para atualização junto aos municípios onde residem.
Dentro do montante avaliado pelo censo vacinal, que é realizado semanalmente pelo Cria nos municípios de Alagoas, 11.464 que estão em atraso dizem respeito também à vacina de combate à Covid-19, que permanece pendente em algumas crianças, apesar da campanha constante de vacinação do Ministério da Saúde (MS).
Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, os números de cadernetas avaliadas demonstram o compromisso do governo de Alagoas com a imunização das crianças.
"Os dados do nosso Censo Vacinal mostram o compromisso do Governo de Alagoas em garantir a saúde e o desenvolvimento das nossas crianças. Já avaliamos mais de 23 mil cadernetas de vacinação e identificamos que mais de 16 mil crianças precisavam atualizar sua imunização. Esse trabalho contínuo, em parceria com os municípios, reforça a importância de mantermos a vacinação em dia, inclusive contra a Covid-19. Nosso objetivo é proteger a primeira infância e assegurar que cada criança tenha um futuro mais saudável e seguro”, pontuou.
A secretária destacou ainda que o trabalho precisa ser uma via de mão dupla junto aos municípios alagoanos, visto que a Secretaria da Primeira Infância realiza o censo vacinal e envia as informações para que o município faça a atualização do quadro vacinal de cada criança em atraso. “Trabalhamos de forma intersetorial, junto a secretarias municipais de cada cidade alagoana”.
Além de ampliar o acesso à vacinação, o programa também atua na conscientização das famílias. Durante as ações, profissionais da área da saúde orientam pais e responsáveis sobre a importância de manter a caderneta atualizada e esclarecem dúvidas sobre possíveis reações ou mitos que ainda cercam algumas vacinas.
Dentro do quadro de vacinação observado durante os censos vacinais, alguns imunizantes têm se destacado na cobertura vacinal em Alagoas, como a tríplice viral, que no ano de 2024 chegou a mais de 95%, segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O número foi um aumento em comparação ao ano de 2023, quando a cobertura estava dentro dos 93,54%.