noticias555 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Alagoas

Tarifa de energia em Alagoas terá redução a partir de maio e beneficia mais de 1,4 milhão de pessoas

Publicada em 30/04/2025 às 12:05h | Anderson Gomes (sob supervisão) / Ascom Sedics 

Compartilhe nas redes sociais

Tarifa de energia em Alagoas terá redução a partir de maio e beneficia mais de 1,4 milhão de pessoas
Aneel reduz tarifa de energia em Alagoas a partir de maio  (Foto: Ascom Equatorial)


A partir do dia 3 de maio, os consumidores alagoanos passarão a pagar menos pela energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (29), a mudança tarifária anual da Equatorial Alagoas com índices negativos, o que resultará, na prática, em uma redução média de 6,79% nas tarifas para os consumidores cativos. No caso dos clientes residenciais da classe B1, a queda será ainda maior: -6,99%.

 

A medida representa um alívio no orçamento de mais de 1,4 milhão de alagoanos atendidos pela distribuidora e reflete um conjunto de fatores favoráveis, como a redução de encargos setoriais, menores custos de transmissão de energia e componentes financeiros. Além disso, a Equatorial Alagoas solicitou o diferimento de R$ 150 milhões, o que ajudará a evitar aumentos tarifários mais expressivos até 2026.

 

Segundo o superintendente de Políticas Energéticas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Bruno Macedo, o reajuste negativo é resultado de um esforço técnico e institucional que envolveu a Aneel, a distribuidora e o Conselho de Consumidores da Equatorial Alagoas (Ccedal), do qual a Sedics faz parte.

 

“O reajuste tarifário negativo homologado pela Aneel para Alagoas é reflexo de trabalho conjunto envolvendo a agência reguladora, a distribuidora e o Ccedal, representado por seus integrantes dos segmentos residencial, comercial, rural e industrial, além do poder público estadual”, afirma Macedo.

 

 

A decisão reforça o compromisso do Estado com políticas que promovam a modicidade tarifária e a sustentabilidade do setor elétrico. Além de aliviar o custo da energia para as famílias, a medida favorece o consumo consciente, melhora a competitividade de pequenos negócios e estimula a economia local nos 102 municípios alagoanos.




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Copyright (c) 2025 - Segundo Poder
Converse conosco pelo Whatsapp!