A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) assegurou a participação de 11 adolescentes e jovens que cumpriram medidas no Sistema Socioeducativo de Alagoas no programa Líderes do Amanhã. A iniciativa visa capacitar e conectar jovens ao mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de formação e emprego.
Os participantes são acompanhados pelo programa pós-medida Pega a Visão, que promove assistência continuada, garantia de direitos e estimula o desenvolvimento pessoal e profissional deste público. Além dos ex-socioeducandos, quatro familiares também participaram das atividades, fortalecendo o vínculo familiar como parte do processo de reinserção social.
Patrícia Amorim, coordenadora do Pega a Visão, destacou a contribuição da iniciativa. “A participação dos nossos jovens no Líderes do Amanhã foi relevante para o desenvolvimento de novas competências, aumento da autoestima e preparação para o mercado de trabalho. Foi um passo importante rumo a uma nova trajetória de vida, com mais autonomia e novas perspectivas de futuro”, afirmou a coordenadora.
O jovem Jackson, de 19 anos, foi aluno destaque do curso e comemorou as habilidades adquiridas durante a formação. “Aprendi como me portar no ambiente de trabalho, como interagir de forma adequada, ser uma pessoa colaborativa, ter empatia com o próximo, entre tantas outras coisas boas. Fiquei muito feliz com essa oportunidade, pois trouxe conhecimentos que eu vou levar para a vida”, comentou.
Idealizado pelo deputado federal Rafael Brito, presidente da Bancada da Educação no Congresso Nacional, o programa Líderes do Amanhã promove inclusão social e oportunidades de emprego por meio da qualificação profissional. Os participantes também têm acesso a um banco de talentos, ampliando as chances de inserção no mercado. “É um momento de transformação que certamente refletirá no futuro desses jovens”, ressaltou Rafael Brito.
Pega a Visão
Coordenado pela Seprev, o programa Pega a Visão conta com uma equipe multiprofissional, formada por psicólogo, assistente social, advogado, educador social e técnico, que realiza o acompanhamento periódico de adolescentes e jovens que concluíram a medida socioeducativa, viabilizando o acesso a cursos profissionalizantes e projetos inovadores como o Líderes do Amanhã.
Para o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o programa representa uma nova chance para adolescentes que desejam transformar suas histórias. “Viabilizamos oportunidades reais para os nossos jovens construírem um novo caminho e agora cabe a eles trilhar o caminho do sucesso. Essas iniciativas contribuem diretamente para a redução da reincidência infracional e para a construção de uma sociedade mais justa e segura”, destacou o secretário.