Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator Update cookies preferences

noticias858 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Cidade

Plenarinho: estudantes aprovam propostas contra o bullying e em defesa da saúde mental nas escolas

Publicada em 02/06/2026 às 08:53h |  

Compartilhe nas redes sociais

 Plenarinho: estudantes aprovam propostas contra o bullying e em defesa da saúde mental nas escolas


A segunda edição do Projeto Plenarinho, de iniciativa da Câmara Municipal, encerrou na tarde desta terça-feira (2), no Plenário do Legislativo, com a posse dos 32 alunos das escolas da rede pública e privada, que se tornaram “vereadores” por um dia. Os alunos também receberam dos parlamentares 32 tablets que vão auxiliar na continuidade do aprendizado nas respectivas escolas. 

 

Após a agenda pela manhã, quando foram eleitos o presidente e vice entre estudantes selecionados para um dia de vereador, no início da tarde aconteceu a Sessão Simulada, com a presidência de Arthur Palhares, aluno do Colégio Santa Amélia, e Mirella Vitória, da Escola Municipal José Haroldo da Costa. A vereadora Teca Nelma, o presidente Chico Filho e o vereador Siderlane Mendonça também acompanharama iniciativa. 

 

Usaram a tribuna, as alunas/vereadoras Samila Radassa, Gabrielle Lopes, Wiliane Alves e Sarah Rebecca, e o aluno/vereador, Raul Uchoa, que abordaram temas de interesse da população nas áreas de educação, saúde, melhorias nos serviços públicos e até contribuições para o desenvolvimento econômico da capital. 

 

Durante os trabalhos em sessão, os alunos também discutiram e aprovaram projetos de lei de autoria das Comissões da Cidadania e do Desenvolvimento Social, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, incentivando o Município de Maceió a intensificar o combate à prática de bullying nas escolas. Também foram discutidos temas sobre saúde mental. Os projetos foram aprovados por unanimidade. 

 

“Iniciativas como esta ajudam os alunos, sejam eles da rede municipal, estadual e da rede privada de ensino, a mostrar as realidades vividas na educação em Maceió”, declarou Arthur Palhares.  

 

O presidente da Câmara, Chico Filho, reforçou que os temas debatidos e aprovados pelos alunos/vereadores são fundamentais para contribuir com o desenvolvimento educacional. O parlamentar também agradeceu ao empenho da Escola do Legislativo, responsável pelo Plenarinho, a presença dos alunos, coordenadores e professores, reforçando cada vez mais a necessidade de valorização na educação. 

 

O diretor da Escola do Legislativo, Rodolfo Barros, teve papel importante na coordenação do Projeto Plenarinho, junto aos servidores que elaboraram diversas ações, ajudaram na aplicação das provas e construíram os temas das redações para participação no projeto. 

 

Para a vereadora Teca Nelma, o Projeto Plenarinho é motivo de orgulho por reunir escolas, alunos e professores em ações que integram política, cidadania, educação e incentivo para acreditar na construção de um processo que pode culminar em uma cidade cada vez melhor para se viver. 

 

Já o vereador Siderlane Mendonça disse que é encantador presenciar crianças e adolescentes atuando em conjunto com a Câmara no papel de transformação social. 

 

Fonte: maceio.al.leg.br




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Visitas: 241995 Usuários Online: 328
Copyright (c) 2026 - Segundo Poder - R. Dr. Guedes Gondim, 167 A, Centro / Responsável: Bergson Tenório / e-mail: segundopoderal@gmail.com / Telefone: 82 98216-1610 / Redes Sociais @SPALAGOAS
Converse conosco pelo Whatsapp!