
Por Redação
Agência de Notícias
O governador Paulo Dantas (MDB) rebateu nesta terça-feira (2) declarações do ex-prefeito de Maceió e pré-candidato ao Governo de Alagoas, JHC (PSDB), sobre os índices de violência no estado. A resposta ocorreu após o dirigente tucano afirmar, por meio das redes sociais, que Alagoas ocupa atualmente a quarta posição entre os estados mais violentos do país.
Ao comentar a declaração, Paulo Dantas destacou os resultados mais recentes da Segurança Pública alagoana e lembrou que os períodos mais críticos da violência no estado ocorreram durante administrações ligadas ao mesmo partido que hoje é comandado por JHC em Alagoas.
Os dados apresentados pelo Governo do Estado mostram que os cinco primeiros meses de 2026 registraram o menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) desde o início da série histórica, em 2012. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), foram contabilizados 364 casos entre janeiro e maio deste ano, contra 1.000 ocorrências registradas no mesmo período de 2012, representando uma redução de 63,6%.
Durante entrevista coletiva realizada no Palácio República dos Palmares, o governador ressaltou que a redução dos indicadores criminais é resultado de uma política contínua de investimentos em inteligência, tecnologia, estrutura e valorização dos profissionais da área.
Os números também apontam queda significativa quando comparados aos anos de 2013 e 2014, períodos em que Alagoas ainda enfrentava elevados índices de violência. Conforme a SSP, a redução dos CVLIs chega a 61,7% em relação a 2013 e a 63,3% na comparação com 2014.
Outro destaque apresentado pelo governo foi o desempenho registrado em maio de 2026. Com 73 mortes violentas contabilizadas, o mês apresentou o melhor resultado de toda a série histórica para o período, representando redução de 20,7% em comparação a maio do ano passado. Em relação aos primeiros anos da série histórica, a diminuição supera os 60%.
Os indicadores divulgados pela Segurança Pública também revelam avanços no enfrentamento à violência contra a mulher. De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), Alagoas não registrou casos de feminicídio durante os meses de abril e maio deste ano.
Nas duas maiores cidades do estado, os dados mostram redução dos homicídios. Em Maceió, foram registrados 134 casos nos primeiros cinco meses de 2026, contra 150 ocorrências no mesmo período de 2025. Comparado a 2012, quando a capital contabilizou 392 mortes violentas, a queda alcança 65,8%.
Em Arapiraca, os registros passaram de 58 ocorrências em 2012 para 27 neste ano, representando uma redução superior a 53%. Quando comparado aos números de 2013, o recuo chega a 63,5%.
O levantamento da SSP aponta ainda que 21 municípios alagoanos estão há mais de 200 dias sem registrar homicídios. Entre eles, Paulo Jacinto lidera o ranking, acumulando 1.397 dias sem ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais. Também aparecem entre os destaques Jacaré dos Homens, Pariconha, Mar Vermelho e Cacimbinhas.
Durante a coletiva, Paulo Dantas anunciou a concessão da Medalha do Mérito Marechal Deodoro da Fonseca aos agentes de segurança envolvidos na operação que resultou na morte de Paulo Donizetti, investigado por assaltos a instituições financeiras em diversos estados do país.
O governador também confirmou a convocação do cadastro de reserva do concurso para delegado da Polícia Civil, ampliando o efetivo da segurança pública estadual com cerca de 120 novos profissionais.
Representantes da cúpula da Segurança Pública atribuíram os resultados à integração entre as forças policiais, ao fortalecimento das ações de inteligência e aos investimentos realizados nos últimos anos. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, a atuação conjunta dos órgãos tem sido fundamental para a redução dos índices criminais em todo o território alagoano.
