Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator Update cookies preferences

noticias329 Seja bem vindo ao nosso site Segundo Poder!

Alagoas

Governo de Alagoas participa da entrega de 47 veículos para fortalecer o SUS em 15 municípios

Publicada em 31/05/2026 às 10:21h |  

Compartilhe nas redes sociais

    Governo de Alagoas participa da entrega de 47 veículos para fortalecer o SUS em 15 municípios


O Governo de Alagoas participou, na manhã desta sexta-feira (29), da entrega de 47 veículos destinados ao transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em 15 municípios alagoanos. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, integra os investimentos voltados à ampliação do acesso à saúde no estado.

 

Representando o governador Paulo Dantas, o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, destacou que o volume de investimentos em Alagoas é resultado da integração e cooperação entre o Governo Federal e os municípios.

 

A solenidade aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, e contou com a presença de autoridades estaduais, federais e municipais. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi representado pela diretora do Departamento de Gestão e Provimento Profissional para o SUS, Aíla Vanessa Sousa, e pelo diretor do Programa Agora Tem Especialista, Rodrigo Oliveira.

 

Vitor Pereira ressaltou a importância dos veículos, que devem beneficiar mais de 1.600 pessoas por mês, especialmente pacientes que precisam se deslocar até Maceió em busca de atendimento especializado.

 

“Vamos continuar esse trabalho com o governador Paulo Dantas, como ele afirmou em 2022 ao assumir o compromisso de que nada iria parar. Houve continuidade do trabalho iniciado pelo senador Renan Filho, desde 2015. Mantemos o estado nesse ritmo, com investimentos públicos em todas as áreas, como duplicações, hospitais e UPAs. Esse é o modelo de gestão que sustenta os avanços em Alagoas”, afirmou.

 

O secretário também citou a evolução dos indicadores sociais do estado ao longo dos últimos anos.

 

“Alagoas já teve os piores índices do país em saúde, educação e segurança pública. Hoje, temos avanços importantes, com melhores índices de segurança, hospitais estruturados e escolas em tempo integral. Esse resultado só é possível graças à integração com os municípios”, completou.

 

Novo PAC Saúde

 

Os veículos entregues fazem parte do Programa Agora Tem Especialistas, com recursos oriundos do Novo PAC Saúde. Em Alagoas, o investimento ultrapassa R$ 30 milhões e contempla 41 micro-ônibus, 3 vans e 3 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs).

 

A diretora do SUS, Aíla Vanessa, que também coordena o Programa Mais Médicos, explicou que a ação integra uma política estruturada do Ministério da Saúde para fortalecer a assistência especializada.

 

“Estamos ampliando o número de especialistas — o estado já conta com 72 profissionais de diversas áreas — e, ao mesmo tempo, investindo em estrutura e logística para garantir o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou.

 

Além dos veículos, o Ministério da Saúde também entregou equipamentos para a montagem de uma sala de cirurgia no Hospital Metropolitano.

 

O diretor do Programa Agora Tem Especialistas, Rodrigo Oliveira, explicou que a iniciativa busca reduzir o tempo de espera por exames e cirurgias eletivas, especialmente os de maior complexidade.

 

“Essa ação faz parte do PAC da Saúde e do Programa Agora Tem Especialistas, que reúne esforços do Governo Federal, estados e municípios para ampliar a oferta de atendimento especializado e reduzir filas”, disse.

 

Segundo ele, um dos eixos do programa é o fortalecimento do transporte sanitário.

 

“Muitas vezes, o paciente precisa sair de um município pequeno, sem especialista, até um centro mais estruturado. O Caminhos da Saúde atua exatamente nesse ponto, garantindo esse deslocamento com mais qualidade e segurança”, acrescentou.

 

A solenidade contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios beneficiados, dos senadores Renan Filho e Renan Calheiros, do ministro dos Transportes, George Santoro, do deputado federal Isnaldo Bulhões Júnior (autor de emendas destinadas à aquisição dos veículos), do deputado estadual José Wanderley e de outras autoridades.

 

Fonte: Governo de Alagoas 




OUTRAS NOTÍCIAS






Logomarca Segundo Poder
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp 8298216-1610
Visitas: 242046 Usuários Online: 335
Copyright (c) 2026 - Segundo Poder - R. Dr. Guedes Gondim, 167 A, Centro / Responsável: Bergson Tenório / e-mail: segundopoderal@gmail.com / Telefone: 82 98216-1610 / Redes Sociais @SPALAGOAS
Converse conosco pelo Whatsapp!